04 novembro 2009

Super Dicas : Cuidados com os Pets no Verão

Alguns cuidados devem ser tomados no verão para garantir a saúde do seu bichinho


1- NUNCA deixe seu animalzinho dentro do carro .
Ainda que por poucos instantes , ou mesmo quando o tempo lhe pareça fresco , o Sol pode esquentar o carro , elevando a temperatura para 60° C , mesmo com as janelas abaixadas. Se precisa parar o carro ,deixe seu bichinho em casa.

2 - Água , muita água . Sempre limpa, fresca e à vontade.
Se você está em casa ou se sair , você e seu animalzinho precisam se hidratar , ou seja, tomar muita água .Verifique a tigela de seu bichinho com frequência para ter certeza que ela está com água .Ao sair coloque tigelas nos locais em que permaneçerá o pet, ou encontre em pets shops bebedouros automáticos que contam com um reservatório que abastece a tigela no período de sua ausência.

3 - Tose o seu peludo.

Os pelos retém muito o calor e esquentam muito o corpo do bichinho . Isso é muito prejudicial para a saúde, pois como o pelo é um isolante térmico é difícil Regular a temperatura. O cão fica ofegante, o pulso fica arrítmico, e o animal pode desmaiar com frequência.
Deixe os penteados para o Outono e Inverno , e invista em pelos curtos. A aparência pode ficar diferente ,mas a saúde com certeza será beneficiada.
4 - Animais de estimação precisam de Protetor Solar.
Animais expostos ao sol , com pelagem ou peles claras precisam se proteger , pois podem ficar queimados , isso causa dor , a pele pode descascar e ainda podem ter câncer de pele. Por isso , evite o sol das 10 às 16hrs e ao sair passe um pouco de filtro solar nas áreas expostas como orelhas, pele ao redor dos lábios e nariz .


5 - Cuidado ao passear com os bichinhos : use coleira, não o deixe beber água em poças ou rios , não ande em horários quentes.
Coleira é fundamental para que o passeio não seja tumultuado ou arriscado. Treine seu bichinho à usá-la , isso é para cães e gatos.
Com o calor qualquer fonte de agua é bem vinda , na visão do seu bichinho , mas isso é muito arriscado . Deixá-lo beber água sem tratamento pode trazer inúmeras doenças . além disso o liquido ingerido pode estar contaminado ou ser venenoso e isso pode levá-lo à morte em poucos minutos.
O cão tem outras maneiras de liberar calor e regular sua temperatura externa . Ele aumenta a frequência cardíaca e respiratória , deita em lugares frescas para trocar temperaturas ,mas não soa como os humanos ou cavalos . Andar com o animalzinho debaixo e sol ou sob calor intenso pode levar rapidamente à uma hipertermia e à risco de morte eminente. Ande em horários frescos e leve água ao passeio.

6 - Não exagere nos exercícios !
Exercícios são fundamentais para a saúde de seu cão ou gato , ajudando na manutenção do peso e como consequencia o corpo perder calor com mais facilidade. Porém o exagero pode causar super aquecimento. Mantenha os passeios em ritmo normal e garanta que ele beba muita água. Se o animal ficar ofegante é indicado encerrar o passeio.

7 - Cuidado com ambientes muito úmidos .
Pets só transpiram ao redor de suas patas e isso não é o suficiente para esfriar o corpo. O ar que se move nas vias nasais , capta o excesso de calor do corpo e é expelido pela boca , um pouco do calor sai junto com esse ar , esta é uma boa maneira de se perder calor ,no entanto fica muito prejudicado em lugares muito úmidos.

8 - Cuidado extra com animais filhotes , idosos , obesos ou doentes .
Esses animais citados têm muita dificuldade em regular a temperatura interna, por isso os mantenha em lugares frescos , sem sol direto e sem muita umidade.
Algumas raças também merecem maiores cuidados, por exemplo: animais com focinhos achatados como pugs, buldogs, shi tzu, pequinês, lhasa apso , gatos persas.
9 - Cuidado com a insolação



Ao sinal de insolação ( animal ofegante , estressado , expressão ansiosa, parece não responder comandos, pele seca e quente , febre alta, batimento cardíaco acelerado, vómitos, apático, desmaio) procure com extrema urgência atendimento veterinário , pois se trata de uma emergência. Tente baixar a temperatura com toalhas molhadas , mas mesmo se conseguir resposta positiva leve-o ao veterinário pois a temperatura pode aumentar ou diminuir bruscamente .

10- Não leve seu animalzinho à praia
Ele pode contrair muitas doenças em contato com areia , com parasitas ou infecções de pele.

11 - Em viagens ao litoral previna a Dirofilariose e a Leshimaniose
No litoral existem mosquitos que são transmissores de graves doenças como a Dirofilariose ( causado pelo verme do coração ) e a Leishmaniose , que é uma grave zoonose. No mercado pet , já existe produtos preventivos contra essas doenças.



Fonte: http://www.bayerpet.com.br/
12 - Cuidado com os ambientes estranhos e piscinas.
É normal que casas de praia ou sítios não tenham cerca ou muros, cuidado com as fugas. Além disso é comum também quedas dos apartamentos por falta de proteção nas janelas .
Cuidado com piscinas , os animais adoram água mas não conseguem sair da piscina sozinhos e podem se afogar.

13 - No verão aumenta a incidência de parasitas como pulgas e carrapatos.


Fonte: http://www.bayerpet.com.br/

Para evitar a infestação por pulgas e carrapatos , não esqueça de aplicar os produtos que evitam e tratam esses problemas.
Pulgas e carrapatos além de muito incomodo podem causar doenças graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem animal de estimação ?